Bodas de Marfim - 14 anos de casados

Reflexão sobre o que é casamento!

Toda a dureza, resistência e raridade do marfim, é assim que celebramos nossas Bodas de Marfim.
Em tempo de relacionamentos superficiais e irresponsáveis, fazer 14 anos de casados é quase um prodígio e manifestação de maravilhas.
Casamento não se faz no dia do “sim”, se faz quando queremos dizer “não”, o casamento não se faz nos preparativos para as festas, mas no desfazer das malas, um casamento não se concretiza na assinatura da certidão no cartório, mas se faz em cada nova história que se escreve nas páginas que se seguem.
Casamento não é uma estação ferroviária, é uma viagem sobre os trilhos, se descarrilar será necessário colocar os vagões de volta ao seu lugar se quiser chegar à próxima estação.
Casamento não é sempre primavera, há invernos rigorosos, algumas perdas e necessidades, mas haverá verões e às vezes serão fortes demais talvez causando algumas secas severas, mas serão necessários paciência e domínio próprio para resistir a sequidão que logo, logo passará, assim que soprarem os primeiros ventos do outono as folhas velhas e ressequidas serão levadas para longe e enquanto observamos a dança das folhas no ar, sem percebemos e quando menos esperarmos um novo tempo terá chegado e a estação terá mudado e um renovo brotará em nossos corações. Nem sempre s estações virão na sequência que aprendemos, nem na sequência que planejamos, mas o importante é que elas virão e que em cada uma delas estaremos fortalecendo as nossas raízes no solo fértil da resiliência.
Casamento não é uma torre alta, forte e imponente, casamento é na verdade um alicerce profundo, onde assentamos nosso futuro e sobre sua fundação podemos erguer as colunas de um palácio de felicidade e paz.
Se o casamento fosse uma pipa o vento seria o respeito, a linha a confiança e as mãos a aliança.
Casamento não é sempre uma valsa, às vezes é um tango, por vezes um fado, e quando menos esperamos pode ser um clássico e se você quiser pode se tornar um hino ao amor. Não importa tanto a música que está tocando agora, mas importa mais a canção que continuamente embala a tua alma e ti faz ter vontade de dançar outra vez.
As promessas são a pedra fundamental do palácio chamado casamento, a traição quase sempre é um forte terremoto, mas o perdão será sempre a força motriz da reconstrução.
Casamento não foi feito para pessoas perfeitas, foi feito para pessoas imperfeitas experimentarem o que é perfeito e tornarem-se perfeitas, não porque se tornaram desprovidas de defeitos e limitações, mas simplesmente porque aprenderam a respeitar e conviver com a imperfeição do outro, há algo mais perfeito do que isso? Ser aceito, querido, amado incondicionalmente? Isso sim é perfeição! Perfeição é aceitação!
Casamento não é medido pelo amor que nos leva ao altar, mas pela decisão de fazermos do nosso enlace um altar de adoração permanente a Deus.
A força e o poder de um casamento não estão no amor que nos uni, mas no amor que nos faz permanecer unidos apesar dos infinitos motivos que surgiram para estarmos separados.
Então, o casamento não é um abraço e sim a permanente decisão de continuarmos abraçados, não é estarmos de mãos dadas é a imutável decisão de permanecermos de mãos dadas até que não saibamos mais quais são meus dedos e quais são os seus, casamento não é nos deitarmos juntos e unirmos nossos corpos, e levantarmos todos os dias com o coração tão unido que nossos corpos sejam impossibilitados de unirem-se a outros corpos, corações unidos de tal forma que nossa alma seja atraída de volta um para o outro não importando onde estiverem nossos corpos.
Casamento não é algo que se faz no dia do “sim”, mas é aquilo que falamos todos os dias no ardor de fazer o “sim” daquele dia, valer a pena para sempre.
Apesar de refletir bastante sobre o casamento, descobri que ainda não aprendi o suficiente para ensinar ninguém, mas o suficiente para decidir continuar aprendendo junto com você.
Roberto Ramos eu amo você, hoje muito mais do que ontem, muito menos do que amanhã e nada comparado à eternidade, porque “O amor nunca falha. 1 Coríntios 13:8.”

Danielly Noronha Beserra Ramos.

Bodas de Marfim – 14 anos de casados

E você, o que acha? Comenta aí!