PRESERVE A VIDA!

PRESERVANDO A VIDA.

Preserve a vida humana!

Desde que me entendo por gente ouço muitas pessoas falando sobre a preservação do meio ambiente, preservação da natureza, preservação do planeta entre outras declarações.
Todas essas declarações denunciam a preocupação global com a preservação de tudo àquilo que é necessário para mantimento da vida humana.
A preocupação é real e verdadeiramente necessária, mas acredito que uma grande parte da ação está sendo direcionada aos alvos errados.
Muitos dos esforços que estão sendo feitos em prol da defesa do meio ambiente estão se tornando como remendo novo em roupa velha, é só uma questão de tempo para que o rasgo torne-se maior e a perda irrecuperável.
Quando o homem nasceu, a natureza já existia, toda a riqueza e a diversidade de bens naturais já estava a disposição do uso responsável e necessário.
A natureza existe para o bem do homem, a natureza existe para suprir a necessidade humana e não sua ganância.
“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.” (Mahatma Gandhi).
Exploração, abuso, uso irresponsável, roubo, apropriação indevida, egoísmo, poluição, desrespeito, todas essas são palavras de origem social e não natural todas representam atitudes humanas e não ações da natureza.
A natureza por mais atingida, ofendida, atacada e explorada que seja jamais poderia se vingar vingança também é invenção humana, é natural da natureza ser apenas beleza, submissa, e servil, útil, surpreendente, forte e naturalmente natural.
Não gosto mesmo de expressões que se referindo a tragédias sociais causadas por acontecimentos climáticos usam a frase “vingança da natureza” para justificar sua natural manifestação e tentar tolamente conscientizar pelos meios errados os homens a preservar o meio que vivem.
A bíblia diz que “A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados.” Romanos 8.19.
Acreditando que Deus criou o mundo e tudo o que existe nele, e que também criou os homens, eu penso que a natureza aguarda que os homens respeitem-se a si mesmos e dessa maneira aprendam a valorizar o que têm e aprendam a conservar aquilo que sustentam suas vidas.
Abaixo da misericórdia de Deus, a natureza e tudo o que se refere a ela são bens e dons divinos para sustentação da vida humana na terra.
Mas, por muito tempo supomos tão erradamente que seria perene a sua existência.
A bíblia diz também que a única coisa que jamais passará é a palavra de Deus sendo assim, a morte tanto do ser humano quanto da natureza são a lembrança de que é temporal todas as suas criações e que eterno é apenas aquilo que a Ele pertence, nosso espírito.
Mas, infelizmente alguns homens têm doado suas almas para o mal, e por isso “O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza, antes de se dominarem a si mesmos.” (Albert Schweitzer).

Porém, apesar de ver e testemunhar grandes ações e esforços para a preservação da natureza e até fazer parte desse esforço, trabalhando para reduzir, reutilizar, e reciclar, acredito que boa parte desses esforços devem ser direcionados para o único alvo que realmente trará benefícios permanentes a curto e longo prazo, a alma humana.
O esforço de investir na redução da poluição emocional e espiritual, na reutilização dos sentimentos produtivos e na reciclagem de atitudes de respeito e amor ao próximo, o homem feliz e em paz com Deus vive feliz e em paz com a natureza e com o próximo.
Reaproveitar bons costumes, preservar ações de amor à vida, e conservar gestos de defesa a mais simples manifestação da natureza fazem desse esforço um grande investimento em deixar para a natureza que existe hoje homens de bem preservados e destinados a amar e proteger o que são e tudo o que têm!
“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” Antoine Lavoisier
Oxalá, o homem transforme sua própria natureza, como a natureza naturalmente se transforma!
Precisamos preservar os homens de bem e o bem que os homens fazem!
Danielly N. B. Ramos
27 de Novembro de 2013
Homenagem especial a minha professora da UFPa, professora de Educação Ambiental Evanilda Mendes, um beijo na Alma.

PRESERVE A VIDA!

E você, o que acha? Comenta aí!